domingo, 10 de abril de 2011

Amar ou ser amado?

Vejo tantas pessoas com sede de serem amadas, aceitas, queridas. Quem não gosta de se sentir amado, não é mesmo? Mas, o irônico é que quanto mais desejamos e exigimos amor ele se torna mais inacessível. Poucos de nós entendem isso, quantas vezes nós já tivemos vontade de abrir os olhos de alguém pra ela ver o quanto somos especiais e quanto ela perderia se não nos tivesse por perto? Então nós fazemos algumas ameaças do tipo " quando me perder vai saber me dar valor" ou "eu faço tudo por você e você não reconhece". Ou ameaçamos ou apontamos o quanto a pessoa não merece nos ter por perto, ingenuamente, ou por egoísmo mesmo, afastamos a pessoa que a gente tanta deseja que nos ame.
E isso me leva a pensar, será que amamos ou desejamos ser amados? É óbvio que quando amamos uma pessoa e essa nos retribui com seu amor nada pode está em tamanha harmonia e a felicidade parece ser uma companheira constante. Mas as vezes a nossa vontade de sermos amados ultrapassa o amor que a gente sente por nós mesmos e por um outro alguém.
Sabe aquela frase de Mário Quintana, "O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." ? Ela resume tudo que eu disse ou que eu ainda queria dizer. 
Há tanta sabedoria nessa simples frase. Há algum tempo atrás ela me fez refletir muito e me tirou de uma situação lamentável, onde eu era vítima e despertou o amor que eu tinha por me mesma. Entre outras verdades que essa frase diz, ela fala também de amor próprio, de como é importante a gente se cuidar, ter mais do que um corpo pra oferecer, mas também uma companhia agradável, uma energia boa, contagiante e um sorriso sincero de quem sabe o seu valor.
E é isso, quem se ama não precisa mendigar o amor de ninguém demonstrando o quanto é inseguro mesquinho. E quem ama, ama gratuitamente, não espera recompensas, não exige reciprocidade e quando não é correspondido não faz vítima nem culpado.
O amor tem suas diversas formas mas o amor próprio é que abre caminho pra verdadeiros amores.

11 comentários:

  1. Devemos nos amar primeiro, para depois poderem nos amar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, se a pessoa não tiver uma autoestima elevada, nenhum amor irá dar certo.

    ResponderExcluir
  3. "O amor tem suas diversas formas mas o amor próprio é que abre caminho pra verdadeiros amores" Amei!
    Sabe aquela música de Roberta Campos: A felicidade corre atrás de mim? Acho que é bem isso, as coisas acontecem quando você não força a barra, quando você simplesmente deixa acontecer... vc é o que é, se alguém puder te amar por isso, ótimo, se não puder, haverá quem possa! Sayuri
    http://coisasdesayuri.blogspot.com/p/fuba.html

    ResponderExcluir
  4. o amor não ambos olhar um para outro...mas sim ambos olharem na mesma direção...

    ResponderExcluir
  5. ahhaa achou que eu ia eskecer de voce?
    non disse que a cada post novoo eu tarai aki te atormentando? entuam tamos aki asuhaush
    xD ahh que lindooo essa frase.. pois e uma verdadeee - se voce for pasciente a felicidade vem ate vocee.. dizem que agente se engana com a felicidade comparando-a como se fosse uma bolaa.. queremos a todo custo e non e assim .. .
    e voce terminou bemmm sutil sabe..
    ame a voce 1¹ . . . tanha amor proprioo..
    sabe akele musica...
    "1° eu, 2° eu, 3° eu . . , agora e assim que vai ser.." entaum.. tem que ser ass
    cheiroooo

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com o segredo aqui revelado, sobre ser melhor cuidar do jardim, seduzir as borboletas, crivá-las, continuo com a cruel dúvida sobre o nosso querer nessa vida; se queremos amar ou ser amados. Acho que na verdade na verdade, queremos os dois em momentos alternados. [sorrio] E só quem se ama é capaz de amar, o resto é desespero.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido-te para que leia e comente http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. obrigada pelos comentários pessoal.
    Ah..Sasori, fico feliz que tenha voltado!!!
    :)
    grande abraços pra vcs

    ResponderExcluir
  8. Temos que ter mais amor proprio... é dificil saber q se ama uma pessoa e não é correspondido, é aí q a pessoa acaba se humilhando e perdendo o amor proprio...
    Amar... é complicado... mas todos nós amamos...
    Até!!!

    http://dedeaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Amar e ser amado é maravihoso, tenha certeza disso. Mas para mim, amar está em primeiro lugar.

    Parabéns pelo blog... estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Fiquei muito feliz por você (s?) ter gostado do meu texto do 'início ao fim'. Isso foi muito lisonjeiro. Aqui também fui muito feliz na leitura. Voltarei com tempo para ler a postagem mais recente. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Se puder me siga, aí está o meu linkhttp://palavrasqueabracam.blogspot.com/

    ResponderExcluir